Plano Plurianual de Gestão 2019

Plano Plurianual de Gestão 2019-2023

Por Diretor Ricardo Freire

O Plano Plurianual de Gestão - PPG apresenta as propostas de trabalho da ETEC, como a escola se organiza, em seus diversos segmentos, e suas metodologias. O PPG tem como eixo norteador o Projeto Político Pedagógico – PPP, no qual são explicitados os valores, as crenças e os princípios pedagógicos da escola. A concepção coletiva dos projetos a serem desenvolvidos parte, necessariamente, do PPP, dos objetivos e metas estabelecidos por meio da análise dos contextos interno e externo e de uma reflexão coletiva com a comunidade escolar. O Plano Plurianual de Gestão tem a vigência de cinco anos, com replanejamento, no mínimo, anual. A atualização anual, com inclusão de novos projetos, garante o horizonte de cinco anos. Anualmente, realizamos o replanejamento do PPG de acordo com a nova realidade da escola e com o que a comunidade escolar almeja. Através de uma reflexão muito importante fazemos uma avaliação das metas do ano anterior e definimos os novos projetos após a aplicação da análise SWOT junto à comunidade escolar. No PPG deste ano, com vigência para os próximos cinco anos (2019/2023) definimos os seguintes projetos:

  • Aproximação com a comunidade externa

A Comunidade no entorno e mercado de trabalho conhecem pouco a escola e os cursos, e acreditamos que com o desenvolvimento desse projeto poderemos aproximar mais a Etec Cepam da comunidade externa, mercado de trabalho tornando-a mais conhecida.

  • Os quatros pilares na Etec Cepam

Melhorar as relações entre os membros da comunidade escolar e também melhorar a organização para os estudos e o rendimento na escola.

  • Infraestrutura

A Etec Cepam depende muito de uma infraestrutura favorável para o desenvolvimento de sua metodologia de aulas e de seus projetos. Neste sentido, termos um projeto específico que contemple e melhore a infraestrutura é fundamental para o aprimoramento e valorização das ações de toda nossa comunidade escolar.

  • Permanência na escola

Temos poucos dados sobre estudantes evadidos e sobre possíveis fatores facilitadores ou dificultadores na trajetória escolar. Pretendemos com esse projeto a diminuição da evasão escolar.

  • Avaliando avaliações

Organizar a escola e a relação de ensino aprendizagem ofertada na Etec Cepam para que os/as estudantes possam ter êxito nas avaliações externas. O ensino profissional habilita para estudos aplicáveis e ao mesmo tempo, com o desafio da carga horária, é necessário construir conhecimentos que possibilitem a continuidade em estudos e a aprovação em concursos, entre outras avaliações.

  • Comunicação

Desenvolver a comunicação interna entre equipe ETEC CEPAM e criar ferramentas de comunicação com os estudantes. Organizar um novo canal de comunicação entre equipe ETEC CEPAM (boletim) e criar um manual com diretrizes de uso dos canais já existentes e do novo até o final de 2019.

O PPG deve ser submetido ao nosso conselho de escola e somente enviado à supervisão após a aprovação do Conselho de escola (órgão que representa a comunidade escolar em seus diversos segmentos). Após a homologação da supervisão do Centro Paula Souza o PPG fica disponível em nosso site e impresso para consulta e conhecimento na sala dos professores e biblioteca.

Plano Plurianual: