FIC Educador Social

Cursos de Formação Inicial e Continuada - FIC

Curso de Gestão de Projetos Sociais

Curso de Práticas de Mídias Sociais

Curso de Educador Social

O que são os cursos "FIC":

São cursos rápidos, a incluídos a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização, em todos os níveis de escolaridade, podendo ser ofertados segundo itinerários formativos, objetivando o desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social (Art. 3º do Decreto 5.154/2004).

Os cursos e programas de Formação Inicial e Continuada objetivam:

  • Proporcionar às pessoas o desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social
  • Promover a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais nas áreas da educação profissional e tecnológica
  • Qualificar e requalificar pessoas preparando-as para que se dediquem a um tipo de atividade profissional a fim de promover seu ingresso e/ou reingresso no mercado de trabalho
  • Ampliar as competências profissionais de pessoas
  • Despertar nas/os cidadãs/os o interesse para o reingresso na escola, em cursos e programas que promovam a elevação de escolaridade e o aumento da consciência sócio-ambiental
  • Portanto, nesta modalidade:Não há limite máximo de idade ou de escolaridade, mas é um curso rápido com instrumentais profissionais (com similaridades a um curso técnico)
  • O limite mínimo de escolaridade é ter concluído o 2º ano do Ensino Médio

Gestão de Projetos Sociais - Objetivo do curso:

Formar profissionais altamente capacitados para atuar nas diversas áreas de Gestão Social, Associações Comunitárias, Administração Pública, em ONGs e em Fundações Empresariais

De forma geral, o aluno que realiza o curso desenvolve as seguintes competências:

  • Atuar área de Responsabilidade Social executando projetos que atendam às demandas sociais e políticas públicas de desenvolvimento socioeconômico, promovendo o desenvolvimento local sustentável e a melhoria da qualidade de vida
  • Facilitar a intervenção social por meio de projetos que fortalecem uma visão de sociedade justa e participativa
  • Planejar, gerenciar, executar e captar recursos para projetos sociais, de forma integrada e inovadora, que valorize as especificidades e potencialidades de cada comunidade
  • Participar da gestão de recursos e processos embasados por uma compreensão do contexto social, político e econômico em nível regional e local, com vistas ao enfrentamento dos problemas sociais

Público-alvo:

Estudantes a partir do ensino médio, profissionais já formados e pessoas interessadas em trabalhar em Órgãos Públicos, Associações Comunitárias, ONGs e Fundações Empresariais que tenham ou não experiência nestes setores.

Plano de curso:

Acesse aqui o plano do curso de Gestão de Projetos Sociais

Práticas de Mídias Sociais - Objetivo do curso:

Formar profissionais altamente capacitados para atuar nas diversas áreas de Gestão Social, Associações Comunitárias, Administração Pública, em ONGs e em Fundações Empresariais

De forma geral, o aluno que realiza o curso desenvolve as seguintes competências:

  • Desenvolver planejamentos de comunicação e divulgação com o uso de ferramentas de mídias sociais
  • Criar estratégias de monitoramento de público-alvo (mercado)
  • Pesquisar e levantar quadro demográfico, econômico, político, social e cultural para analisar o mercado e o contexto
  • Segmentar público-alvo
  • Interpretar as principais regras e políticas de uso das principais mídias sociais
  • Desenvolver estratégias de comunicação a partir de definição de propostas de valor, promoções, ponto e produto/serviço
  • Construir e analisar métricas e ferramentas de performance e índices sociais
  • Intermediar diferentes mídias sociais
  • Identificar e analisar casos e outras iniciativas em diversas mídias
  • Desenvolver projetos inovadores
  • Atender e relacionar-se com clientes através de mídias sociais

Público-alvo:

Estudantes a partir do ensino médio, profissionais já formados e pessoas interessadas em trabalhar em Órgãos Públicos, Associações Comunitárias, ONGs e Fundações Empresariais que tenham ou não experiência nestes setores.

Plano de curso:

Clique aqui para acessar o Plano do Curso de Práticas em Mídias Sociais