Processo Eleitoral Direção 2020

Como funciona o Processo Eleitoral para Direção Geral das ETECs?

Quem pode se candidatar?

Os candidatos são professores ou diretores qualificados em processo específico de provas, formação, experiência e entrevista.

Quem vota?

O Colégio Eleitoral é composto por todas as pessoas que atuam na escola, sendo eles: professores, servidores e estudantes. A votação é feita através do NSA e SIG-rh.

Cronograma:

Período de Inscrição de Candidatos/as Qualificados: de 3 a 5 de novembro de 2020.

Período de Campanha Eleitoral: entre os dias 23 e 27 de novembro de 2020.

Votação: dia 1 de dezembro de 2020.

Resultado da Eleição: dia 1 de dezembro de 2020. (Apuração dos Votos Online)

Confira os candidatos:

  • Alexandre Araújo da Silva

  • Alexandre Piero

  • André Henriques Fernandes Oliveira

  • Érika Caracho Ribeiro

  • Fábio Lopes da Silva

  • Fu Kei Lin

  • Maria de Lourdes Silva Serodio

Vídeo feito pela Comissão Eleitoral
rey-xdca-fnw (2020-10-29 at 17:47 GMT-7)

Conheça melhor os candidatos e suas propostas:

Alexandre Araújo da Silva

Propostas:

  • Estar envolvido com o princípio democrático e com a aprendizagem dos alunos;

  • Participar ativamente dos grupos de trabalho ou de discussões na escola e na comunidade ao redor;

  • Acompanhar a política educacional e normatizações dos sistemas de ensino;

  • Garantir o funcionamento pleno da escola como organização social, com o foco na formação de alunos e promoção de sua aprendizagem, mediante o respeito e aplicação das determinações legais nacionais, estaduais e locais, em todas as suas ações e práticas educacionais;

  • Ouvir a Equipe Administrativa, Professores, Comunidade e Alunos da unidade escolar, promovendo a melhoria contínua e democrática;

  • Fortalecer a formação continuada dos professores através de encontros para estudo por áreas específicas e interdisciplinares oferecidas pelo Centro Paula Souza;

  • Solicitar das autoridades competentes os reparos no prédio escolar,

  • Laboratórios de aulas técnicas, como pintura, reformas, equipamentos, itens necessários para utilização, etc., sempre que se fizerem necessários;

  • Adquirir equipamentos (a exemplo de ar condicionado, máquina copiadora, bebedouros) para proporcionar um melhor conforto para alunos e funcionários;

  • Desenvolver projetos comprometidos com a educação ambiental e a sustentabilidade;

  • Garantir junto à comunidade escolar (Coordenadores, Professores,

  • Alunos e Administrativo) a transparência e a democracia na tomada de decisões;

  • Promover junto com empresas parceiras, a promoção de vagas de estágios supervisionados, promovendo o aprendizado e possibilidade de contratações;

  • Promover visitas técnicas em empresas diversas, promovendo o

  • conhecimento nas áreas dos cursos oferecidos.

Currículo:

Formação: Formado em Administração de Empresas com Licenciatura Plena em Administração pela Universidade Paulista - UNIP, 2000. Pós-graduado em Logística Empresarial, com Licenciatura Matemática.

Experiência Profissional: Atua no Centro Paula Souza, na ETEC de RAPOSO TAVARES, UIRAPURU e no SENAC desde 2011 como professor efetivo de Logística e Administração. Em 2014, assumiu a posição de Coordenador de curso, desenvolvendo um trabalho reconhecido por toda comunidade escolar, tendo em vista estar pautado, sobretudo, no compromisso com a aprendizagem e com a formação cidadã dos jovens da comunidade ao redor da unidade escolar. Considerado como profissional assíduo, responsável e conceituado, pelos seus pares e discentes. Sempre atuando junto à equipe gestora com sugestões sempre pertinentes para a melhoria do processo educacional. Além disso, tem boa interação com a comunidade escolar, conquistando parcerias de microempresários no desenvolvimento de projetos interdisciplinares.

Características:

  • Proativo, dedicado, educado, participativo, organizado, experiente e Amor pela profissão.

  • Ser líder: compreendendo os processos envolvidos nas inovações da escola, em partes pedagógicas e curriculares.

Plataformas de Campanha:

Facebook pessoal: https://www.facebook.com/alexandre.araujodasilva.10

Instagran: https://www.instagram.com/araujo.silva_ale/?hl=pt-br


Alexandre Piero

Propostas:

A partir das três esferas da escola (a pedagógica, a administrativa e a acadêmica), montar uma gestão participativa, que resgate a noção e prática de Escola Viva, em que toda a experiência escolar, presencial, on line, de convivência, de trabalho, de criação e debate, reflita o currículo de formação para assuntos de interesse público e social. Os pontos a seguir são para começo de conversa com cada esfera de atuação da escola a partir da percepção de toda a comunidade:

  • PROPOSTAS PARA ÁREA PEDAGÓGICA:

    1. Atualizar constantemente as matrizes curriculares com as experiências que acontecem na escola, mantendo um laboratório de currículos permanente com educadores e estudantes;

    2. Continuar o desenvolvimento de práticas que combinem ferramentas on line e atividades presenciais, em complementaridade;

    3. Articular ensino técnico com ensino superior e mercado de trabalho em visitas técnicas, eventos e projetos em comum;

    4. Ampliar o leque de cursos em parceria com unidades e laboratórios da USP;

    5. Ampliar a parceria e iniciativas com SEADE e outras organizações parceiras;

    6. Criação da Sala para atendimentos da Orientação Educacional.

    7. Fortalecer a elaboração participativa do Plano Plurianual de Gestão e do Projeto Político Pedagógico da unidade com mais projetos de docentes;

    8. Dar retornos periódicos sobre o trabalho de docentes e criar pontes entre componentes e cursos;

    9. Ampliar a oferta de capacitações internas;

  • PROPOSTAS PARA ÁREA ACADÊMICA / SECRETARIA:

    1. Organizar fluxogramas de atendimento didáticos para os serviços mais demandados;

    2. Criar o horário da Secretaria On Line da Etec Cepam, ampliando as possibilidades de interação pela internet por formulários e aplicativos;

    3. Focar a atuação da equipe acadêmica nos trabalhos de gestão documental da vida escolar e atendimentos correlatos;

    4. Fazer análises periódicas de presenças em aulas pelo sistema acadêmico para subsidiar estudantes e a Orientação Educacional sobre faltas recorrentes, para que haja busca ativa de quem não esteve em aulas;

    5. Orientar e acompanhar a formalização da documentação de estágios opcionais complementares que devem constar nos prontuários de estudantes;

    6. Dar suporte e orientações à solicitação de bilhetes de transporte;

  • PROPOSTAS PARA A ÁREA DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS:

    1. Reorganização das tarefas atribuições, fluxos e prazos do setor;

    2. Revisão dos prontuários de vida funcional da equipe;

    3. Estruturar os arquivos e os controles de documentação impressa e digital;

    4. Revisão da gestão das equipes terceirizadas;

    5. Formalização de parcerias, contratos e convênios;

    6. Aumentar a qualidade da gestão predial, patrimonial e de almoxarifado;

    7. Reorganizar os fluxos financeiros, gestão das verbas e relação com APM;

    8. Instalar o sistema de monitoramento por câmeras;

    9. Manter atualizados os protocolos e equipamentos de segurança contra incêndio;

    10. Manter atualizados os protocolos sanitários;

    11. Revisar a sinalização interna da unidade;

  • PROPOSTAS PARA A DIREÇÃO GERAL E ASSISTÊNCIA DA DIREÇÃO:

    1. Zelar pela articulação das áreas e contribuir no suporte para que desempenhem suas funções;

    2. Aumentar e formalizar as parcerias da unidade, no território geográfico e temático;

    3. Expansão dos cursos em parceria com unidades da USP;

    4. Gerir a escola de forma participativa e transparente em conjunto com o Conselho Escolar e as instituições auxiliares;

    5. Realizar reuniões periódicas com RDs, Grêmio Estudantil, CIPA e representação sindical;

    6. Tornar a escola cada vez mais aberta ao interesse público da comunidade e de parceiros;

    7. Criar rotinas de atualização de equipamentos e rede de internet;

Currículo:

Formação: Meu resumo de currículo é, como diz a música "Caminhos do Coração" do Gonzaguinha: "...Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas..." Eu sou as marcas dessas lições diárias da Etec Cepam e tantos espaços! E é assim que chego aqui: com um currículo em movimento misturado com a década de história da Etec Cepam. Sou Educador certificado Google Nível 2 (2020), com competências avançadas em Google For Education; serei em breve estudante de Especialização em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, previsão de início em dezembro de 2020); fiz Mestrado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC (UFABC, 2019); fiz outro Mestrado profissional internacional em Estado, Gobierno y Políticas Públicas pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO Brasil e Fundação Perseu Abramo, 2019); cursei duas graduações - em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (EACH USP, 2012) e Graduação e Licenciatura Plena em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (FFLCH USP e FE USP, 2004); também fiz Especialização em Juventude e Adolescência no Mundo Contemporâneo (FAJE, Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude, 2010); e também fui estudante de ETEC - fiz Técnico em Administração pela ETEC Camargo Aranha (Centro Paula Souza, 1999).


Experiência Profissional: Professor, Coordenador de Cursos e Pedagógico e Diretor na Etec Cepam, inclusive em Conselho Escolar e APM; sou Membro do Conselho Municipal Participativo da Subprefeitura do Butantã (2019-21); fui Coordenador Geral Administrativo Financeiro da Secretaria Municipal de Cultura na Gestão Haddad (2015-2016); atuei na Presidência do Edital de Seleção de Projetos do VAI - Valorização de Iniciativas Culturais (Prefeitura de São Paulo); fui também Diretor Geral do Centro Cultural da Juventude (CCJ Ruth Cardoso), Prefeitura de São Paulo (2013-2014); já passei pela Equipe de Supervisão Pedagógica Regional do Centro Paula Souza (2012); fui Professor de Sociologia de Ensino Médio da Rede Pública Municipal (2010-2012); atuei de forma militante no Conselheiro Nacional de Juventude (CONJUVE, 2011, membro da comissão organizadora da 2ª Conferência Nacional de Juventude); recebi um Título do Mérito Comunitário, Poder Legislativo do Município de Maringá (2011); representei o Brasil no Fórum Internacional de Jovens, em 2010, no Europa (2010, Pastoral da Juventude, Vaticano); fiz uma Consultoria ao Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas da Administração Municipal) para implantação da Etec (2010); fui também Conselheiro Municipal de Juventude pela sociedade civil (2009-2011); atuei na Secretaria Executiva do Programa de Apoio à Extensão Universitária e Cultura do Ministério da Cultura, MinC, Brasil (2008-2009); e estive em diversas Representações Discentes e no Diretório Central dos/as Estudantes DCE USP (2006 - 2007).

Plataformas de Campanha:

Érika Caracho Ribeiro

Propostas:

  • Eixos de atuação: Pela minha experiência e trajetória na Etec Cepam, organizei 6 eixos de atuação para a gestão que pretendo conduzir com a equipe, estudantes e demais membros da comunidade escolar. Esses pontos serão aprimorados, debatidos e priorizados junto com todos e todas. Detalharei cada um deles em posts nesse blog durante o período eleitoral. São eles:


  1. Diversidades (equipe, estudantes, atividades)

  2. Gestão Participativa e transparência (estimular e apoiar o grêmio e os Representantes Discentes, apoiar a consolidação e ações do Fórum de Responsáveis, apoiar a Associação de Pais e Mestres, estimular atuação do Conselho de Escola)

  3. Conexões (com a USP e SEADE, com o mercado de trabalho - estágio/ empregabilidade -, com egressos, com redes e instituições do território e com o CPS)

  4. Fluxos e funções (remodelar a gestão da escola, organizando os fluxos de trabalho e a divisão de funções)

  5. Qualidade na educação (vestibulares, avaliações externas, formação para professores, estágios, materiais)

  6. Espaço físico (cuidar da infraestrutura e equipamentos, aperfeiçoar uso das ferramentas educacionais, organizar espaço de convivência, espaço para alimentação, espaços de trabalho)


Currículo:

Formação: Graduada em Administração Pública (2010) e Mestre em Administração Pública e Governo (2013) pela Fundação Getúlio Vargas - SP. Licenciada pelo programa de Formação Pedagógica de Docentes para Educação Profissional do CEETEPS (2014). Doutoranda em Administração, na linha de pesquisa de Administração Pública e Políticas Públicas pela Universidade de Brasília (UnB).

Experiência Profissional: Tem experiência no governo e em organizações não governamentais, com sua atuação focada na interface entre educação e gestão pública. Trabalhou na extinta Fundação Prefeito Faria Lima - Cepam, na área de relações institucionais e de cursos. Atuou como consultora em uma ONG com atuação em cultura e educação inclusivas. Já foi professora da pós-graduação da Unifesp e hoje atua no curso Tecnológico de Gestão Pública, que é uma parceria entre o Centro Paula Souza e Univesp, e como professora da Etec Cepam. Participa do Núcleo de Estudos da Burocracia da FGV e supervisiona um projeto de Pré Iniciação Científica com a USP.

Para mais informações, acesse: http://lattes.cnpq.br/9444164882447568

https://fb.me/campanhaerika

campanhaerika.blogspot.com


Fábio Lopes da Silva

Experiência Profissional:

Possuo experiência no Setor Público e Privado, atuando nas áreas de Governança, Jurídica e de Políticas Públicas. Fui Secretário Executivo na Prefeitura de São Bernardo do Campo, membro dos Conselhos Municipais de : "Uso abusivo de álcool e outras drogas", do "Idoso" e da "Assistência Social" , Diretor de Movimento Estudantil e Diretor Acadêmico do Centro Acadêmico de Administração Pública (UNESP) e Membro da Congregação do Campus da UNESP de Araraquara . No setor privado trabalhei como como consultar na Câmara dos Empresários Chineses no Brasil (CGECB) , aproximando os dois países em suas relações comerciais. No mesmo período trouxe e gerenciei o evento "Glory of Heroes" , tornei de kickboxing e Artes mistas , entre Brasil e China.

Como professor do CPS ministrei aulas na Etec São Paulo (classe descentralizada CEU Butantã), Etec CEPAM (Cidade Universitária -USP) , Etec Jucelino Kubitschek (Diadema) e Etec Lauro Gomes (São Bernardo do Campo). Na Administração Central atuei como Coordenador de Projetos na Assessoria de Desenvolvimento e Planejamento (ADP), Área de Parcerias e Convênios(AGPC) e atualmente estou como Coordenador de Projetos, junto à Unidade de Infraestrutura - UIE , além de ministrar aulas na Etec Lauro Gomes.

Mais sobre o candidato: Possuo 36 anos de idade, sou natural de São João de Boa Vista/SP, cidade dos crepúsculos maravilhosos, filho do Sr. Marcus e da Dona Márcia, casado e pai de 3 spitz (cãozinhos), ainda não possuo filhos, mas creio que logo mais serei abençoado pela paternidade. Já morei em Araraquara (2005-2009) onde fiz minhas faculdades, um ano após o término me mudei para a selva de pedra, São Paulo, buscando novas oportunidades de trabalho. Em 2014 me mudei para o ABC, São Bernardo Campo, cidade que resido até hoje.

Vídeo do Candidato Fábio sobre suas propostas:

VID-20201116-WA0091.mp4

Currículo:

Pós-graduação (stricto sensu): 2019 - Mestrado em andamento em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.

Pós-graduação e aperfeiçoamento: 2017 - 2019 - Especialização em Gestão da Educação Pública. (Carga Horária: 510h). Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil; 2015 - 2016 - Especialização em Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes. (Carga Horária: 540h),Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil; 2011 - 2012 - Especialização em Gestão Pública. (Carga Horária: 372h),Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil; 2017 - 2018 - Aperfeiçoamento em Ensino e Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. (Carga Horária: 200h),Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil;

Graduação: 2018 - 2018 - Graduação em Pedagogia. Centro Universitário de Jales, UNIJALES, Brasil. 2005 - 2009 - Graduação em Administração Pública, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil; 2005 - 2009 - Graduação em Ciências Jurídicas(Direito), Universidade de Araraquara, UNIARA, Brasil;